Famoso e amplamente utilizado nos Estados Unidos e na Europa, o sistema drywall é uma técnica de construção a seco de paredes, forros e revestimentos, que tem provado ser segura, eficiente, sustentável, inteligente e capaz de entregar ambientes com design diferenciado. Além disso, também tem o poder de diminuir drasticamente os custos da obra.
Mas, como isso é possível? Vamos te explicar!
Os sistemas drywall são compostos por perfis de aço não estruturais que recebem o fechamento com as chapas de gesso, ou gesso acartonado.
As chapas de gesso podem oferecer às paredes e forros desempenhos diferentes, dependendo de suas características técnicas e funcionalidades, e podem entregar níveis distintos de resistência mecânica, ao fogo, à umidade, térmica e acústica.
A instalação de todos os elementos é feita de maneira rápida e mais eficiente, o que resulta em um menor desperdício de materiais e maior aproveitamento do tempo.
Além disso, o drywall contribui para a economia de recursos como água, energia, redução de emissão de gases de efeito estufa, tanto na produção da matéria-prima, quanto na operação das edificações. Os materiais utilizados também são ecológicos e recicláveis, o que diminui fortemente a geração de resíduos.
Apesar de oferecer grandes benefícios a todas as partes envolvidas em um projeto, o sistema drywall ainda é relativamente novo no Brasil. Aos poucos vem conquistando um público fiel, mas existem muitas dúvidas acerca da técnica.